O Curso de Gestão Ambiental da Metodista oferece uma base de formação que desperta o aluno para a conservação e proteção dos recursos naturais locais, a reorientação da tecnologia e o gerenciamento de riscos e uso de tecnologias limpas.
Mesmo sendo um curso a distância, a Universidade possibilita aos alunos realizar visitas técnicas voltadas às necessidades ambientais de cada polo.
O curso é credenciado pelo Conselho Regional de Química, o que permite ao graduado registro profissional e permissão para realizar análises e assinar laudos, um diferencial a mais para você em relação aos cursos de outras faculdades.
O que faz um Gestor Ambiental?
Sustentabilidade é vital para a sobrevivência de qualquer organização e é por isto que a demanda por profissionais nesta área é crescente, embora o mercado de trabalho conte com um número de profissionais ainda reduzido. Os profissionais de Gestão Ambiental, já reconhecidos por este mercado, são os responsáveis por realizar análises e assinar laudos sobre qualidade ambiental, gerenciar risco ambiental e orientar sobre o uso de tecnologias mais limpas na solução de problemas com emissão de poluentes. Trabalhar ainda em campanhas de educação ambiental e na conscientização de práticas ambientais sustentáveis são funções desses tecnólogos.
Além disso, os tecnólogos ambientais estão habilitados a desenvolver projetos para a recuperação de áreas degradadas; estudos preventivos sobre impactos ambientais; buscar a certificação ISO 14.000; implantar e desenvolver programas de treinamento; fornecer suporte e gerar informações para iniciativas estratégicas.
Prestam ainda assistência ao parque industrial, mediante práticas e gestão ambientalmente corretas, garantindo competitividade no mercado internacional em face dos novos requisitos de qualidade ambiental para produtos, processos e serviços.
Áreas de Atuação
Há possibilidades no controle de poluição ambiental em empresas públicas e privadas; em órgãos estatais de controle de poluição; em projetos de fiscalização com planejamento e monitoramento da qualidade do meio ambiente; em levantamentos, pesquisas, inspeções e aplicação de tecnologias para a preservação e a recuperação ambiental; na promoção do uso sustentável dos recursos naturais; no diálogo com a sociedade civil em projetos, campanhas de educação ambiental, prevenção à poluição, incentivo à reciclagem ou consumo responsável; em empresas de consultoria e prestação de serviços, no diagnóstico e solução de problemas ambientais; controle de poluição do ar; tratamento de efluentes líquidos industriais; gerenciamento de resíduos sólidos e outros ligados ao controle ambiental.
Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Associadas de Ariquemes (2004), mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Acre (2009) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2020). Atualmente é coordenadora dos cursos de Jornalismo EAD e Gestão Ambiental. Coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade. Membro da equipe editorial da Universidade Metodista de São. Organizadora e escritora de capítulos de Livros. Professor visitante do Centro Universitário Senac e professora presencial e EAD da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, Engenharia Ambiental, Comunicação e áreas afins, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: Inovação Tecnológicas, Gestão Ambiental Empresarial, Educação para Sustentabilidade, Jornalismo Ambiental, Jornalismo Social, Semiótica, sustentabilidade, sustentabilidade ambiental, recursos naturais, desenvolvimento, regional e manejo florestal, Cadeia e Suprimentos de Valores, Marketing Ambiental e etc.